quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A poesia que há por trás - Carro velho

A poesia que há por trás. Nova série do blog. Nela vamos te mostrar o que os artistas querem realmente dizer com suas canções, qual mensagem querem passar. Ivete Sangalo é a primeira. Vamos de "Carro velho".

"Cheiro de pneu queimado
Carburador furado
Coração dilacerado"

Essa é a expressão de Ivete para demostrar seu amor por carros. Ela diz que seu coração foi dilacerado quando sentiu os cheiros de pneu queimado e coração dilacerado, pratica muito comum nas marias gasolina, mulheres que se assanham todas por um carrinho legal. Vendo que um carro foi danificado, a tristeza caiu sobre a pobre axezeira.

"Quero meu negão do lado
Cabelo penteado
No meu carro envenenado"

Ivete usou o termo "negão". Foi corajosa. Poderia ter sido chamada de racista, preconceituosa. E não seria justo pelo termo "negão". Mas poderia ser considerado um pouco preconceituosa no trecho abaixo, "cabelo penteado". Não é de comum conhecimento que qualquer homem, ao sair com uma linda garota, penteia seu cabelo? Por que ela teve que explicar? Era somente uma rima ou existia uma coisa por trás disso? Vamos procurar saber. E a menção ao carro envenenado é novamente uma prova de sua maria gasolinice e também mostra que Ivetinha é um pouco malaca.

"Eu vou, eu vou, então venha
Pois eu sei
Que amar a pé, amor
É lenha...(2x)"

Outra menção a carros. Ivete não consegue se relacionar a não ser que exista um carro na equação. Prova definitiva de que a baiana é uma maria gasolina.

"Eu vou prá lá dançar
Seja noite ou seja dia
E se eu beber alguma, amor
Me guia..."

Além de somente se relacionar com homens possuidores de carros, Ivete quer sair para raves(isso se exemplifica pelo "dançar seja noite ou seja dia") e deixar o rapaz de chofer, sem beber nada, pronto para levá-la embora.

E é isso. Podemos tirar de lição dessa música diversas características de Ivete Sangalo. Ela é uma maria gasolina, malaca, que vai a raves e usa homens como choferes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
BlogBlogs.Com.Br